quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Bibliometria e difusão de conhecimentos na Psicopedagogia: contexto recente, tendências e relevâncias

Bibliometrics and diffusion of knowledge in
Psysho-pedagogy: recente context, trends and relevance

Eliane Ferreira dos Santos (UNIFIEO/SP) efseliane@yahoo.com.br
Luiz Carlos Rodrigues (UNIFIEO/SP) lucarodrigues@hotmail.com
Michele Souza de Barros Gavasso (UNIFIEO/SP) msb.psico@gmail.com

 

Resumo

A Bibliometria se destaca hoje diante do advento dos meios eletrônicos e da constante evolução tecnológica à disposição da difusão de informações. A partir daí, muitos pesquisadores lançam mão dessa ferramenta para aprofundamentos em suas áreas e para construírem novos conhecimentos. Neste contexto, a Psicopedagogia não se apresenta como exceção, contribuindo com temas, métodos e problematizações disponíveis em artigos científicos e demais publicações acadêmicas, as quais realizam o compromisso da Bibliometria com a difusão do conhecimento. Nessa pesquisa, a partir de um recorte cronológico (1990 a 2011), buscou-se levantar as produções científicas da área de Psicopedagogia, categorizando-os a partir do ano de publicação, do meio de publicação, da área, do sexo do autor, bem como sua titulação e instutuição a qual está vinvulado.
Palavras-chave: Psicopedagogia, Bibliometria, Produção Científica.

Abstract

The Bibliometrics stands out today with the advent of electronic media and constant technological evolution available to the dissemination of information. Since then, many researchers avail use of this tool for insights in their areas and to build new knowledge. In this context, the Psychopedagogy isn´t an exception, contributing with subject matter, methods and concerns found in scientific articles and other scholarly publications, which realize the Bibliometrics's commitment to the dissemination of knowledge. In this research, based on an outline chronology (1990-2011), sought to raise the scientific production in the area of Educational Psychology, categorizing them from the year of publication, the publication medium, area, sex of the author, as well as their titles and institution which is bound.
Keyworld: Psycopedagogy; Bibliometrics, Scientific Production.

Introdução

O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar parte da produção científica sobre psicopedagogia, publicada em periódicos indexados na base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS-PSI) no període de 1990 a 2011.
A reflexão acerca da produção científica de determinado campo de conhecimento, agurmenta Bufrem (2007), implica necessariamente na elaboração de categorizações que permitem a visualização e interpretação de tendências de pesquisas, motivações, métodos de análise de dados e perspectivas da área questionada.
Os artigos de revistas acadêmicas são lidos com muito mais freqüência que qualquer outro tipo de publicação, sejam revistas comerciais, livros, relatórios técnicos, etc. (KING & TENOPIR, 1998).
O levantamento das atividades de pesquisa científica, sejam elas de qualquer campo do conhecimento, impõe a criação de seleções criteriosas, já que existe um dinamismo na relação do homem com seu contexto, o que, por sua vez, implica em um contínuo crescimento de métodos e olhares sobre a realidade.
Claro está que, apesar do homem se relacionar muito rápido com a realidade e, mais ainda, de vivenciarmos um momento no qual as comunicações são marcadas pela eficiencia e praticidade, a crítica acadêmica, essencial para o desenvolvimento da produção científica, não caminha na mesma velocidade, ou ainda, não atende de imediato a necessidade humana de controlar e manipular os saberes disponíveis, já que o universo documental disponível é muito extenso. (FERREIRA, 2010).
A presente pesquisa buscou, além de apresentar a pridução científica delimitada acima, aprodundar o debate acerca das preocupações e dos temas que se apresentam diante da Psicopedagogia.
Método
Trata- se de pesquisa de caráter documental, na qual levanta- se a produção científica da área de Psicologia nacional e internacional referente a Psicopedagogia.
- Material
As publicações analisadas foram em periódicos nacionais, especializados em Psicologia, a saber: Boletim- Academia Paulista de Psicologia, Caderno de Psicopedagogia, Ciências e Cognição, Construção Psicopedagógica, Estilos da Clinica, Estudos de Psicologia- Campinas/SP, Estudos em Psicologia- Natal/RN, Interdisciplinária, Paidéia, Psicologia Argumento – PUC/ PR, Psicologia, Ciência e Profissão, Psicologia Educacional, Psicologia em Estudo, Psicologia Educacional e Escolar, Psicologia Reflexão e Crítica, Psicopedagogia, Revista da Associação Brasileira de Orientação Profissional, Revista Cubana de Psicologia, Revista Departamento de Psicologia UFF, Revista Psicologia: Pesquisa & Trânsito, Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, Revista Psicologia- Teoria e Prática, Revista Temas em Psicológicos.
- Procedimentos
A pesquisa foi desenvolvida eletronicamente, na UNIFIEO- Centro Universitário FIEO Osasco/SP, no segundo semestre do ano de 2012.
Como recorte cronológico, o levantamento das publicações iniciou-se a partir de 1990, com publicações não digitalizadas. Sequententemente ao ano de 1993, as publicações encontravam-se defidamente disponíveis em meios eletrônicos.
Como primeira publicação disposta para consulta pública em meios eletrônicos, a qual atendia as delimitações dessa pesquisa, temos: “Uso da Fantasia como instrumento na psicoterapia infantil”, com autoria de Jaide A. R Nalim, analisado pela Sociedade Brasileira de Psicologia, e publicado na Revista Temas da Psicologia v.01 n.02 Ribeirão Preto/SP, disponibilizado para consulta pela Pepsic- Periódicos Eletrônicos em Psicologia.
O acesso aos Periódicos, foi realizado eletronicamente através do laboratório de informática da UNIFIEO- Centro Universitário FIEO- Osasco/SP- Campus Vl Yara, com base no BVS- PSI. Para tanto, o levantamento teve como palavra chave “Psicopedagogia”. A partir do material encontrado, uma analise prévia dos artigos permitiu selecionar o documentos que trata- se de Psicopedagogia.
As publicações foram organizadas a partir de análises de frequência, levando em conta o ano de publicação, a revista na qual foi publicada, a área de publicação do artigo, o sexo do autor, bem como sua titulação. Além disso, levou-se em conta, também, a categorização da instituição de vinculo profissional do autor entre, sendo essa dividada pelo carater público ou particular. Ainda com relação à instituição que acolhe o vínculo profissional do autor, foi criada a categorização “outros” para aquelas instiuições que, por sua vez, não se enquadraram no carater público ou particular. Em geral, correspondem a consultórios, clínicas ou quaisquer instituições ou entidades que não sejam especificamente de área ligada ao ensino ou à Educação.
A elaboração de gráficos e planilhas com as vertentes estipuladas, como critério de analise de resultados, permitiu uma leitura ampla, o que possibilitou as argumentações quantitativas dos dados.
Resultados
De 1990 a 2011, foram encontrados 144 artigos como referencial a palavra Psicopedagogia, estando 143 ( 99%) em periódicos da Psicologia e 1 ( 1%) em periódicos de Neurociência.
Na Tabela 1, que mostra a distribuição de acordo com os periódicos selecionados, pode- se constatar que a área de Psicologia costuma realizar mais publicações de artigos científicos, que as Revistas ligadas a Neurociência. Embora o fazer Psicopedagógico venha se constituindo num crescendo, ampliando seu âmbito de ação de modelos de investigação, muito ainda há a se fazer no que se refere ao campo da investigação científica, para que se possa verdadeiramente fazer frente a demanda que a originou, (BOSSA, 2000).
Existe muita demanda de preocupações e temas para a Psicopedagogia, porém ainda segundo Bossa (2000), somente pesquisas realizadas no contexto acadêmico poderão resultar numa produção de conhecimento capaz de transformar tal realidade.
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Lançando o olhar para o que se refere ao ano de publicação e vinculo profissional do autor, constata- se que, na primeira década do século XI, publicou-se mais sobre a Psicopedagogia do que na última década do século XX.
Segundo Guimarães (CAPES 2011), entre 2005 e 2008, o ISI indexou e reindexou mais de 60 periódicos brasileiros. Só em 2008, o ISI incorporou mais de 1228 revistas de diferentes países. E ainda Guimarães (CAPES 2011), em 2009 este número aumentará, com a incorporação de mais 30 revistas brasileiras.
Na Tabela 2, que mostra a distribuição de artigos publicados por ano e tipo de vínculo profissional do autor, chega- se ao número de 6 ( 100 %) artigos publicados na última década do século XX, dos quais 2 (33%) autores dos artigos estavam vinculados profissionalmente a instituições públicas, 3 ( 67%) autores dos artigos vinculados profissionalmente a instituições particulares e finalmente 0 (0%) de autores estavam vinculados profissionalmente a outros tipos de instituições, tais como, consultórios particulares, clínica, instituições militares e financeiras.
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Na Tabela 3, chega- se ao resultado da pesquisa em relação ao Sexo e Titulação de autores (as). Sendo que publicações de autores (as) do sexo feminino/graduados (as) chegam ao montante de 30 (30%), Mestrados (as) chegam a 35 (35%) e Doutorados (as) a 34 (34%). Gerando um total de 99 mulheres autoras de artigos publicados.
E o realizando o cálculo de autorias masculinas, vemos que, existem 10 ( 48%) Graduados, 6 (29%) Mestrados e 5 (24%) Doutorados. Calculada a frequência absoluta na somatórios dos dois sexos, chegamos aos números de, 40 (33%) Graduados , 41 (34%) Mestres e 39 (33%) de Doutores. Chegando assim ao total de 120 (100%) autores com titulações divididas entre Graduados, Mestres e Doutores. Se o olhara for dirigido á tabela apenas para verificar a Frequência Absoluta, independente de sexo do autor, verifica- se que, os autores titulados Mestres estão em escala um pouco maior na frente de produção científica.
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Discussão
A partir dos resultados, evidencia-se a intensa presença da mulher como produtora de conhecimento na área de Psicopedagogia. Esse fato se justifica na História, já que é de longa data a participação da mulher na Educação no Brasil. Segundo Novais (1997), a princípio, ainda no Período Colonial, a participação da mulher na Educação se reservava ao lar, sendo ela responsável pela formação moral, religiosa e ética dos filhos dentro da cultura escravista predominante nesse período. Se considerarmos os limites da cultura brasileira, ainda incipiente, nos séculos XV, XVI e XVIII, concluiremos que a maior parte daqueles tantos outros que, de uma forma ou de outra, decidiriam os rumos político-econômicos e culturais do Brasil foram, no limite, educados e tiveram norteamentos éticos e morais transmitidos pelas mulheres.
Assim, não é de se espantar os números que mostram a presença mássica das mulheres nas produções acadêmica em áreas lidadas à Pedagogia, tornando raro, em muitas vezes, a presença masculina.
Com relação a coleta de dados e ao método baseado em categorizações, a Bibliometria se mostra como recurso altamente eficiente. Basicamente, a Bibliometria é uma área da ciência da informação que grosso modo "mede" a ciência; baseia-se no pressuposto da cumulatividade/dispersão da ciência, o que leva também a desdobramentos socioculturais, se pensarmos que a produção científica é sempre uma produção cultural e coletiva. (MOSTAFA & MÁXIMO, 2003).
As facilitações advindas das tecnologias disponíveis a favor da Bibliometria também são visiveis nas pesquisas, uma vez que podem proporcionar uma maior abrangência na exploração de todas as categorizações determinadas. Com vistas ao contexto tecnológico hoje à disposição dos pesquisadores, essencialmente depois do último quarto do século XX, a bibliometria se destaca como ferramenta indispensável no processo de construção do conhecimento e de sua difusão.
Diante da grande diversidade de possibilidades tecnológicas disponíveis, a Bibliometria encontrou na última década outras denominações, tais como infometria, informetria, cientometria e webometria, entre outros presentes na relação paradigmática que os abrange, representam práticas de mensuração da informação da ciência, ou de suas representações em modalidade convencional ou na Web, definindo com mais especificidade o universo quantificável a que se referem. (BUFREM, 2007).
Considerações Finais
O homem, faz de sua própria atividade vital o objeto de sua vontade e de sua consciência (MARX, 1998, p. 157). Dispondo dessa atividade vital consciente, ao produzir livremente, Brufrem (1996) entende que o homem se defronta com sua própria produção, a qual analisa e critica. Assim surgue a constante necssidade de informações demandada por pesquisadores que se justifica, em boa parte, a grande quantidade de análises de revistas científicas. Tal necessidade encontra nos meios eletrônicos a saciedade, já que dificilmente um artigo científico se tonará indisponível no universo virtual da “Ampla Rede Mundial” (World Wide Web / “www”).
Corroborando com o dinamismo proposto pelos artigos científicos através da praticidade trazida pelos meios eletrônicos, King & Tenopir (1998) afirmam que os cientistas se mantém atualizados, em grande parte, devido às leituras realizadas em revistas científicas.
Concordamos, portanto, que a Bibliometria proporciona em grande escala o cumprimento do objetivo mais essencial da produção científica, que é, no limite, a sua difusão. Indubitavelmente, não existe conhecimento único, desconecto de outros conhecimentos. Assim, Spinak (1996) apregoando Rousseau, considerou que devemos consolidar a idéia de que todas estas especialidades encontram sua ligação a partir da sua origem comum. Desta forma, concordamos, portanto, que a bibliometria cumpre esse princípio. Neste sentido, em favor das tecnologias e do dinamismo proposto pelo contexto em que se encontra hoje a Bibliometria, King & Tenopir (1998) afirmam que os cientistas se mantém atualizados, em grande parte, devido às leituras realizadas em revistas científicas disponíveis em meios eletrônicos.
Por fim, entendemos que a produção científica, decorrente das pesquisas desenvolvidas no meio acadêmico e, posteriormente devidamente publicadas e difundidas, oferece mais do que apenas indicadores de avaliação institucional. Os novos conhecimentos gerados nessas pesquisas têm repercussões não apenas na comunidade científica nacional, mas servem de medida para o avanço científico do país em relação à comunidade internacional.

 

Referência Bibliográfica

BOSSA, Nadia A. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
BUFREM, Leilah Santiago. Linhas e tendências metodológicas na produção acadêmica discente do mestrado em Ciências da Informação – Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972-1995). 1996. Tese (Concurso para Professor Titular Métodos e Técnicas da Pesquisa) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1996.
__________et al. Produção científica em ciência da informação: análise temática em artigos de revistas brasileiras. Perspectivas em ciências da informação. 2007, vol. 12, no. 1, pp. 38-49. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v34n2/28551. Acesso em: 12 dez. 2012.
FERREIRA, Ana Gabriela Clipes. Bibliometria na avalização de periódicos científicos. Ciência da informação, v.11, n.3, junho. 2010. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/jun10/Art_05.htm>. Acesso em 12 dez. 2012.
KING, Donald W.; TENOPIR, Carol. A publicação de revistas eletrônicas: economia da produção, distribuição e uso. Ciência da informação. Brasília, v. 2, n. 27, maio/ago. 1998. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/360/321>. Acesso em: 10 dez. 2012.
MARX, Karl. O trabalho alienado. In: OLIVEIRA, Paulo de Salles (Org.). Metodologia das ciências humanas. São Paulo: Hucitec: Unesp, 1998. p. 151- 163.
MOSTAFA Solange Puntel; MÁXIMO, Luis Fernando. A produção científica da Anped e da Intercom no GT da Educação e Comunicação. Ciência da Informação. Brasília, vol.32, no.1, jan/abr. 2003. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652003000100010>. Acesso em: 12 dez. 2012.
NOVAIS, Fernando A. & SOUZA, Laura de Mello e (Org.). História da Vida Privada no Brasil: Cotidiano e Vida Privada na América Portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
SPINAK, E. Diccionario enciclopédico de bibliometría, cienciometría e informetría. Montevideo, 1996


























































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